segunda-feira, 29 de Abril de 2024  11:07
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Inovasis Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Inovasis

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cannelones de Cogumelos com Molho Bechamel

Cozer os cannelones, escorrer e dispor numa toalha de cozinha. Ligar o forno a 200º. Untar um prato de ir ao forno. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
12-05-2014

Anadia: exposições sobre o Vinho e o Fado estreiam no próximo domingo.


A Câmara Municipal de Anadia assinala o Dia Internacional dos Museus com a inauguração, no Museu do Vinho Bairrada, no próximo ...

A Câmara Municipal de Anadia assinala o Dia Internacional dos Museus com a inauguração, no Museu do Vinho Bairrada, no próximo domingo, 18 de maio, de uma exposição que evoca a relação entre o Vinho e o Fado. Está confirmada a presença da fadista Ana Moura, embaixadora oficial do evento.

Constituído por três exposições, este ciclo resulta de uma parceria com o Museu do Fado, a Fundação Amália Rodrigues e a Comissão Vitivinícola da Bairrada, e conta com a colaboração da Escola de Viticultura e Enolologia da Bairrada / Escola Profissional de Anadia e Nuno Sacramento – Arte Contemporânea.

Num primeiro núcleo, todas as atenções se viram para Amália Rodrigues. Na exposição “Amália”, estarão patentes diversos objetos pessoais da diva do fado, provenientes da Casa Museu Amália Rodrigues e cedidos pela Fundação Amália Rodrigues, cuja ação de divulgação da vida e obra da fadista se alia a um papel benemérito definido pela própria artista. De entre as peças expostas, destaque para vestidos e jóias que Amália usou em grandes palcos nacionais e internacionais.

O protocolo com o Museu do Fado permite trazer a Anadia a exposição “Fado – Património da Humanidade”, concebida no âmbito da bem-sucedida candidatura realizada pela Câmara Municipal de Lisboa com o objetivo de integrar o fado na Lista Representativa do Património Imaterial da Humanidade, da UNESCO.

A terceira exposição, “Vinho e Fado” é uma mostra coletiva e internacional de arte contemporânea, na qual participam cerca de 50 artistas, e que, como o próprio nome indica, materializa artisticamente as inspirações e sensações que advêm do cruzamento daqueles dois pilares identitários do nosso país.

Para além de obras de conceituados artistas nacionais, estão também patentes trabalhos de artistas angolanos, austríacos, belgas, canadianos, cubanos, espanhóis, polacos e venezuelanos, cuja interpretação do tema suscita a curiosidade.

Este projeto foi desenvolvido em articulação com a galeria Nuno Sacramento – Arte Contemporânea, de Ílhavo, e encontra-se explanado no catálogo produzido para este conjunto de exposições, que teve o apoio da Comissão Vitivinícola da Bairrada, parceiro habitual do Município de Anadia.

O evento conta ainda com o apoio de empresas ligadas ao setor do vinho. Destaca-se a Verallia, multinacional da produção de vidro de embalagem, que cedeu milhares de garrafas para vinho destinadas à conceção, de raiz, de uma instalação artística que estará em exposição no Museu, da autoria do portuense Albano Martins, e a Vierinox, empresa portuguesa especialista em instalações agro-industriais, que leva ao museu uma mostra de grandes equipamentos de destilação.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®